Imagem
WP4
WP4 - Soluções da casa passiva, confortável e saudável
WP coordinated by
OLI

Concentra-se na eficiência, funcionalidade e soluções de desempenho, visando o desenvolvimento de novos conhecimentos e soluções/produtos técnicos e tecnologicamente inovadores com elevadas capacidades de inteligência que permitem o melhor funcionamento de ambientes residenciais, em particular aumentando o seu conforto, saúde e a capacidade de monitorizar ativa e permanentemente a saúde humana. A inovação subjacente a este eixo visa também o desenvolvimento de novos conhecimentos e soluções/produtos com vista a promover a sua eficiência (por exemplo, térmica e acústica) e, consequentemente, um maior conforto.
As iniciativas visam contribuir fortemente para a descarbonização da economia, concentrando-se sinergicamente nos domínios ambiental e social, em pilares como a transição energética e a transição digital a partir da materialização de soluções domésticas passivas, confortáveis e saudáveis.
No campo da eficiência e da funcionalidade: soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, térmica e acústica dos edifícios, centradas no caixilho da janela e no conjunto do caixilho/vidro (IPOWER); soluções de cobertura inteligentes e sustentáveis que melhoram o conforto térmico dos edifícios (i4ROOFS); soluções de construção (fachada ventilada e piso radiante) para a otimização do desempenho térmico e da eficiência do envelope dos edifícios (PASSIVE HOUSE); soluções de pavimentação de alta espessura com elevada incorporação de reciclagem e propriedades de superfície otimizadas (PAVIMENTOS CERÂMICOS DE ELEVADA ESPESSURA); soluções inovadoras sustentadas na funcionalização da aplicação de peças multiplásticas do contexto da Agenda e potenciadores da funcionalidade, conectividade, interatividade e conforto (INTELIPART); soluções de painéis tácteis concebidas para apoiar hábitos e rotinas sustentáveis de preservação ambiental em edifícios (SENSING HOME).
No campo da saúde e bem-estar: solução de monitorização regular de dados relacionados com a saúde e bem-estar do indivíduo, que pode ser monitorizada no ambiente de instalações sanitárias (OLI HEALTH). A iniciativa implica a conceção de soluções de carregamento que atenuem os riscos da proximidade de pontos de abastecimento de eletricidade aos pontos de abastecimento de água, num contexto de crescente utilização de sistemas eletrónicos nas instalações sanitárias (OLIWPT); sistema integrado de remoção de compostos orgânicos voláteis das instalações sanitárias (I.S.), aspiração de odores sanitários e desumidificação (OLI Air2.0). Estas soluções estão associadas à iniciativa de reconcepção de processos/produtos para uma maior circularidade e menor pegada ambiental (OLIPUSH). Este WP integra também ações que permitem reforçar e a resiliência produtiva, económica e industrial das empresas (OLITOT; OLI EVOLUTION).
 

PPS5 iNERGY&iPOWER PPS6 i4Roofs e Soluções Passive House PPS7 OLI Health & Air2.0 PPS8 Pavimentos cerâmicos de elevada espessura PPS9 Sensing home
PPS5 iNERGY&iPOWER

A PPS iNERGY&iPOWER tem como objetivo dotar os edifícios de sistemas inteligentes capazes de gerir as necessidades energéticas do futuro, através de uma combinação de soluções de alto desempenho e racionalidade económica. Neste contexto, propõe-se neste PPS a materialização (em contexto SaaS) de uma nova plataforma digital para a gestão da operação energética em edifícios (a nível individual e no contexto das Comunidades de Energia). Esta plataforma é acompanhada pelo desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, com elevada integração com as rotinas dos utilizadores, nomeadamente: (1) carregador bidirecional; (2) Solução de isolamento híbrido para integração em diferentes eletrodomésticos (com aplicabilidade imediata a janelas inteligentes). Ambos os desenvolvimentos visam a integração em soluções de domótica.

PPS6 i4Roofs e Soluções Passive House

O i4Roofs tem como objetivo criar soluções inovadoras para coberturas inteligentes e sustentáveis que permitam assegurar um maior conforto térmico no interior das habitações, e que complementa a proposta Passive House Solutions - soluções de energia passiva para fachadas e pavimentos de edifícios. A primeira solução prevê o desenvolvimento de uma solução construtiva para a envolvente externa dos edifícios, constituída por camadas, que privilegia a pré-fabricação e a adaptabilidade a diferentes sistemas construtivos que, pela combinação de materiais de isolamento e painéis de revestimento, constitui uma fachada responsiva a condições de temperatura, convecção e radiação, ultrapassando limitações identificadas nas soluções de fachada ventilada existentes. A outra solução prevista é um sistema de pavimento radiante com uma geometria inovadora e incorporação de materiais de mudança de fase, para aquecimento e arrefecimento. No i4Roofs está previsto o desenvolvimento de uma solução de impermeabilização inteligente para aplicação em coberturas planas. Neste projeto além da melhoria das propriedades de impermeabilização pretende-se também dar utilidade a essas coberturas, uma vez que as soluções existentes atualmente apresentam uma grande fragilidade, não sendo por isso adequada a sua utilização que pode levar a uma degradação mais acelerada das mesmas. Esta solução corresponde a um compósito constituído por uma membrana de secagem rápida reforçada com uma estrutura têxtil que contém sensores para monitorização da secagem da membrana e temperatura, identificação da presença de fissuras, avaliação das zonas mais solicitadas, permitindo através de inteligência artificial, implementar mecanismos preditivos da falha/fissuração da membrana impermeabilizadora. 

PPS7 OLI Health & Air2.0

O PPS incorpora um novo conceito tecnológico associado a edifícios inteligentes, particularmente em instalações sanitárias, para promoção da saúde e bem-estar dos residentes. Compreende diferentes iniciativas no âmbito deste conceito integrado, nomeadamente:
OLI Health: Em linha com os recentes desenvolvimentos em edifícios inteligentes e com potencial impacto positivo no sistema nacional de saúde, este produto é uma solução inovadora para a monitorização regular de dados relacionados com a saúde e bem-estar do indivíduo, em ambientes construídos, especificamente em instalações sanitárias. Em particular, pretende-se desenvolver uma solução tecnológica que permita a monitorização contínua dos parâmetros fisiológicos de forma cómoda e não intrusiva, e a deteção de desvios com potencial importância clínica, nomeadamente, no que diz respeito à monitorização de doenças inflamatórias do aparelho urinário, intestinal e/ou ginecológico, doenças metabólicas (como a diabetes) e apoio ao encaminhamento do cancro colorretal e da bexiga.
OLI Air2.0: A iniciativa assenta num sistema de destruição de partículas/microrganismos poluentes e de eliminação de maus odores associados aos sistemas de saúde, integrado com um sistema de purificação que permite a libertação de ar neutralizado para o ambiente, potenciando o conforto associado. A intenção é desenvolver um sistema capaz de eliminar maus odores nas instalações sanitárias, utilizando um sistema compacto e integrado. Adicionalmente, o objetivo é explorar conceitos de economia circular, através da reincorporação de materiais reciclados provenientes de produtos em fim de vida, bem como da incorporação de produtos biológicos termoplásticos (polímeros de base biológica). A intenção é desenvolver produtos pioneiros na aplicação destes materiais em sistemas sanitários, mitigando desafios associados à sua aplicabilidade em contacto direto com a água ou em ambientes extremamente húmidos, o que pode aumentar significativamente a sua degradação.
Paralelamente ao acima exposto, importa referir que estas soluções utilizam tecnologias de recolha de dados através de sensores específicos que operam com tecnologias Iot e sistemas de Sensorização, como cérebros centrais.

PPS8 Pavimentos cerâmicos de elevada espessura

O mercado de produtos cerâmicos de alta espessura tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos devido às suas características técnicas e facilidade de instalação. 
O objetivo é desenvolver um novo produto consubstanciado num novo conceito de pavimentos cerâmicos de alta espessura com elevada incorporação reciclada e propriedades superficiais otimizadas, distanciando-se do mercado para este tipo de produto, que ainda hoje é manifestamente limitado. Em particular, o produto visa assegurar a redução do consumo de energia; a otimização das composições de polpa para reduzir ciclos e temperaturas de cozedura; a incorporação de uma elevada percentagem de materiais reciclados (ou seja, caco cozido) a capacidade de alterar as propriedades da superfície à luz da utilização prevista (ou seja, propriedades antiderrapantes; isolantes, refletoras;etc.). A mudança nas características superficiais dos produtos cozidos por ação nos parâmetros do processo/matérias-primas antes da queima representa um avanço significativo na indústria. Além disso, deve ser salientada a natureza ecológica do produto, resultante dos efeitos de substituição dos produtos naturais (ou seja, pedra natural e madeira natural) e a redução da necessidade de utilizar colas.
Este produto é inerente a um sistema de produção com alta versatilidade e gestão otimizada da informação. Em particular, destaca-se a inovação óbvia no processo de produção, no que diz respeito à utilização de sistemas de prensagem e corte em bruto sem moldes, e à utilização de micro-ondas, disruptivas no domínio dos produtos de pavimento e revestimento.
 

PPS9 Sensing home

A iniciativa, no âmbito do Doppler, visa criar painéis táteis para apoiar hábitos e rotinas sustentáveis de preservação ambiental em espaços domésticos, que serão integrados nas peças plásticas quecompõem os produtos associados à termotecnologia, incorporando sistemas capacitivos desenvolvidos com recurso a tecnologias eletrónicas impressas. A integração de filmes eletrónicos no painel plástico injetado é fundamental no produto, sendo proposto desenvolver e implementar metodologias de sobreinjeção que mantenham a integridade dos dispositivos eletrónicos durante o processo produtivo. Estes painéis encontram aplicabilidade em aparelhos de ar condicionado e esquentadores, contribuindo para a análise preditiva e a otimização da gestão energética dos espaços domésticos. Estes painéis, que integram eletrónica impressa funcional, serão incorporados por in-Mould-Labelling (IMD) durante o processo de moldagem por injeção e combinados com sistemas de Sensorização e uma componente de machine learning, com o objetivo de capitalizar o conhecimento agregado para o design comportamental e estética do design (design de forma retórica) no processo de implementação e validação.