REVIGRÉS REFORÇA APOSTA NAS ENERGIAS VERDES
13 Nov 2023
Imagem
Revigres

Inauguração da segunda fase da Central Fotovoltaica para Autoconsumo

A segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés, inaugurada em abril de 2023, permitiu reforçar a produção de energia limpa de 1,2GWh/ano para cerca de 4GWh/ano. Com esta aposta, perto de 20% da energia elétrica consumida nas unidades fabris da Revigrés provem de fontes renováveis, evitando a emissão de 1826 toneladas de CO2 por ano.

A Helexia foi a empresa parceira responsável pela projeção, concretização e implantação desta nova fase da central fotovoltaica, possibilitando à Revigrés a duplicação da sua capacidade de produção de energia limpa. Em funcionamento estão 7.328 painéis fotovoltaicos e uma potência de 2.9MWp, que resultam numa produção de energia solar de 4 GWh/ano.

Com o novo parque fotovoltaico é também possível uma redução nas emissões de CO2 em 1826 toneladas/ano, o que corresponde à plantação de cerca de 47 mil árvores.

A segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés envolveu um investimento de 1.3 milhões de euros realizado ao abrigo do Projeto “Agenda ILLIANCE” [C644919832-00000035 | Projeto nº 46], financiado pelo PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Next Generation EU da União Europeia.

 

Uma Política Ambiental estruturada

A atividade da Revigrés é apoiada por uma política ambiental estruturada assente na inovação e num comportamento eco-eficiente que se reflete nos principais indicadores do seu desempenho ambiental.

Destacamos: a opção pelo ECODESIGN, um plano e processo produtivo mais eficiente que permite uma redução nos impactos ambientais; a valorização de 98% dos resíduos que resultam do processo produtivo, incorporados diretamente na produção e noutros processos fabris; a reutilização da totalidade das águas residuais industriais e otimização do consumo de água; a utilização de embalagens recicladas; a reciclagem do plástico desperdiçado no processo de embalagem e armazenagem; e a gestão das emissões de CO2 e implementação de medidas para a sua redução.

O Rótulo A+, presente em todas as embalagens, atesta que seus os produtos não libertam emissões de COV (Compostos Orgânicos Voláteis), classificação que vem reforçar as preocupações da empresa em contribuir para um ambiente mais saudável.

A Revigrés é também a primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos cerâmico a apresentar Declarações Ambientais de Produto (tipo III) - segundo a Norma ISO 14025 e EN 15804 - que atestam o impacto dos seus produtos e processos na saúde humana, ecossistemas e consumo de recursos materiais e enérgicos.

Outras Notícias

Imagem
noticia pos evento
08 Nov 2024
Agenda ILLIANCE debate Inovação e Sustentabilidade em Sessão Pública em Lisboa

As instalações da BOSCH em Lisboa acolheram, no dia 6 de nove

Imagem
capa - illiance
30 Out 2024
Sessão Pública Intermédia da Agenda ILLIANCE: "𝗔 𝗔𝗴𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗜𝗟𝗟𝗜𝗔𝗡𝗖𝗘 𝗲 𝗼 𝗜𝗺𝗽𝗮𝗰𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝗼𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗙𝘂𝘁𝘂𝗿𝗼 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹"

Os parceiros da Agenda Mobilizadora ILLIANCE financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tê

Imagem
painel
11 Out 2024
A Neutralidade Carbónica no Setor dos Edifícios em debate na Aveiro Tech Week

No dia 4 de outubro, o Cluster Habitat Sustentável organizou, no âmbito da Aveiro Tech Week, o Workshop “