Imagem
icon-fire
WP2 - Aparelhos de combustão a hidrogénio
WP coordinated by
Bosch Termotecnologia

Este WP concentra-se na exploração do hidrogénio como fonte de energia, visando o desenvolvimento de novos conhecimentos e conceitos disruptivos de equipamento de combustão de hidrogénio, permitindo a modelação de produtos de alto valor acrescentado, o desenvolvimento de novos processos industriais e o desenvolvimento de soluções sustentáveis que permitam a aplicabilidade/massificação de soluções de combustão de hidrogénio garantindo índices de eficiência e segurança. Em particular, espera-se a conceção, desenvolvimento e industrialização de aparelhos híbridos de combustão de gás e hidrogénio de elevado conteúdo tecnológico, com capacidade para serem comercializados nos mercados globais dos co-promotores.

Estes aparelhos com residuais emissões fazem parte de uma perspetiva de transição energética, como passo intermédio/complementar para futuras soluções de emissões zero, enquanto que, tendo em conta o atual parque habitacional e cenário energético, seria impossível considerar uma transição plena/imediata (ou seja, restrições nas redes de abastecimento de hidrogénio e a necessidade de combustíveis fósseis). Estes produtos representam um contributo imediato para a extensão de soluções domésticas com maior racionalidade ambiental, dirigidas a mercados com restrições no acesso a fontes de energia alternativas ou a aplicações específicas associadas ao parque habitacional, em particular no domínio da eficiência térmica.

A principal atividade deste WP é a iniciativa "Equipamento de Combustão com H2", que visa a conceção, desenvolvimento e industrialização de novos aquecedores de água e caldeiras preparadas para uma nova realidade energética onde o hidrogénio dará um contributo crescente, com base em processos de produção inovadores, baseados em conceitos de automação, robótica, identificação automática, e inteligência artificial.

Este WP inclui também soluções estruturais para incorporação nestes produtos, incluindo soluções de revestimento de alta eficiência/segurança, incluindo a conceção, desenvolvimento e industrialização de novas soluções  de compósitos de cortiça para o revestimento de tanques de hidrogénio e para a selagem de redes de distribuição.

Além disso, com o foco nas aplicações domésticas associadas à preparação de alimentos, tal como corporizado na iniciativa de conceção, destaca-se o desenvolvimento e industrialização de um novo conceito estrutural de forno preparado para a queima de misturas gasosas contendo diferentes concentrações de hidrogénio.

PPS2 Equipamentos de combustão H2 para aquecimento PPS3 Forno para queima de misturas de gás incluindo H2
PPS2 Equipamentos de combustão H2 para aquecimento

Desenvolvimento de novas famílias de produtos de queima híbrida adequados para a exploração de hidrogénio. O objetivo é a materialização de novos conceitos de produtos compatíveis com misturas de gás, hidrogénio e biometano, com uma incidência de H2 até 20%, nomeadamente, caldeiras de aquecimento a gás, plataforma de esquentador hermético pressurizado por ventilador, e aquecedor a gás atmosférico.
Neste contexto, importa referir que a utilização de H2 apresenta desafios tecnológicos transversais ao nível de aplicabilidade/desenvolvimento de novos materiais. Trata-se de um gás extremamente leve e energeticamente eficiente, mas extremamente inflamável e difícil de conter, apresentando restrições e requisitos rigorosos no domínio da segurança da produção, manuseamento, transporte e utilização. 
Adicionalmente, será desenvolvida e integrada nos produtos mencionados uma solução inovadora de revestimento para tanques de hidrogénio, composta maioritariamente por cortiça. Este material irá ser objeto de um processo de aplicação sustentado em peças moldadas ou por tecnologia de pulverização.

PPS3 Forno para queima de misturas de gás incluindo H2

Desenvolvimento de duas novas cavidades de forno preparadas para incorporar queimadores de misturas gasosas contendo diferentes percentagens de H2, repensando o conceito de forno tradicional, e mecanismos adjacentes. Estas cavidades incorporam sensores e dispositivos de controlo e segurança necessários para a utilização/combustão de misturas que contenham H2 que são otimizadas para a eficiência energética (seleção/acomodação de dispositivos e materiais de isolamento térmico alterando os materiais utilizados nas paredes do forno) e para o volume disponibilizado para cozinhar os alimentos. As novas características incluem elementos de segurança ativos e passivos, e sistemas de bloqueio mecânico.

O produto resultante está alinhado com o paradigma da Internet das Coisas, integrando um controlador que representa múltiplas possibilidades ao nível das características SMART, capacidades de comunicação, programação, integração na domótica, monitorização e controlo remoto. Está previsto o desenvolvimento de uma aplicação inteligente que inclua um conjunto de funcionalidades de monitorização e controlo remoto.